Valdivia foi a primeira cidade fundada no Chile, em 1552. Isso porque sua posição estratégica no mapa chamou a atenção de colonizadores espanhóis. A região fica entre rios que dão acesso ao Oceano Pacífico.

Em 1850, depois da independência do Chile, começou um movimento para atrair imigrantes alemães à região pensando-se em garantir o desenvolvimento daquele importante pedaço de chão.
Isso explica a influência germânica existente até hoje na arquitetura e na economia de Valdivia, o que inclui a produção de cerveja.

Hoje, capital da região de Los Rios, a cidade segue sendo um importante complexo portuário do Chile e, além de muita história interessante, tem diversos atrativos turísticos.

O maior terremoto do mundo
Valdivia foi epicentro do maior terremoto da história do mundo, calculado em 9,5 pontos na escala Richter. O evento sísmico, ocorrido em 1960, foi tão intenso, que há relatos de que chegou a quebrar equipamentos de medição da época. Em consequência, a região também foi atingida por um tsunami com ondas de cerca de 12 metros.
Como chegar em Valdivia
Valdivia está 850 km ao sul de Santiago. O aeroporto mais próximo fica cerca de 30 km da cidade (Pichoy – ZAL).
Nós já estávamos em Pucón. Então, fomos de carro em 2 horas. As estradas têm ótimo estado nesse trecho.
O que fazer em Valdivia
Passamos um único dia em Valdivia e, mesmo assim, deu para conhecer bastante coisa!
Começamos o dia tomando um chocolate quente, daqueles bem chocolatudos e cremosos, no Salón de Té (salão de chá) da Entrelagos, que fica ao lado da sua loja de chocolates.

Essa marca valdiviana, bastante tradicional no sul do Chile, vende seus produtos em diversas cidades do Chile e exporta a outros países. A loja tem muita coisa! Achei o padrão do chocolate bem parecido com o das chocolaterias de Campos de Jordão – SP.

Gostamos de ter conhecido a loja e, especialmente, de ter tomado café da manhã no salão de chá.
Abrem todos os dias, mas aos domingos fecham logo após almoço.
Mais informações: http://www.entrelagos.cl
Feira Fluvial de Valdivia
O mercado fluvial de Valdivia é muito conhecido por seus produtos frescos e pelos leões marinhos que ficam por ali fazendo a alegria dos turistas. Passamos por ele ainda pela manhã e já estava cheio de gente! É parecido com uma feira de rua, mas vende, principalmente, peixes e frutos do mar.
A melhor foto do mercado pode ser tirada a partir da ponte Pedro de Valdivia, que tem uma vista linda da cidade também!

Capital cervejeira
Valdivia tem diversas cervejarias artesanais, somando mais de 40 marcas. Legado deixado pelos imigrantes alemães desde a época da colonização. A mais reconhecida é a Kunstmann, com mais de 10 variedades de cerveja.

Fomos lá fazer uma visita! Como não reservamos antes, fizemos o tour que ia começar na próxima hora. Eles oferecem dois tipos de roteiro. Em um deles você conhece toda a história da cervejaria e no outro é possível conhecer também a fábrica.
O nosso foi o mais curto, com duração de 50 minutos. Dá direito a uma caneca da Kunstmann e degustação de uma das cervejas. É basicamente uma sala museu, com diversas fotos e garrafas antigas. Os guias locais explicam a história da cervejaria, os ingredientes, a diferença entre as variedades existentes e um pouco sobre o processo produtivo.

Para os não satisfeitos em experimentar apenas uma das variedades durante o tour, o restaurante do local oferece a opção de degustar em mini copos, todas as cervejas da marca (menos a que está fora da estação, pois há duas sazonais, então, quando tem uma, não tem a outra).
A degustação completa é 7.900 pesos (cerca de 40 reais). Em Santiago tem uma filial!

Tours
Experiência história: 10.000 pesos (cerca de 55 reais)
Experiencia elaboración: 15.000 pesos (cerca de 80 reais)
Informações e reservas: http://www.cerveza-kunstmann.cl/tour-cervecero/
Festa da cerveja
Em Valdivia é realizada anualmente a festa da cerveja (geralmente em janeiro). Durante o evento, a bebida é distribuída gratuitamente (mas só é permitido, por lei, distribuir a variedade sem álcool).

Saiba mais
Guia de cervejas artesanais em Los Ríos – http://www.descubrelosrios.cl/wp-content/uploads/2015/01/Folleto-cerveza-completo.pdf
O Forte de Niebla
Por sua posição privilegiada no mapa, Valdivia sempre chamou a atenção dos conquistadores. Visando impedir ataques inimigos, os espanhóis construíram um sistema de defesa, no século XVII, composto por 17 fortes!
A baía de Valdívia chegou a ser considerada uma das mais fortificadas do mundo.

O Castelo de Niebla ou Forte de Niebla, oficialmente chamado Castillo de la Pura y Limpia Concepción de Monfort de Lemus, fica em Niebla, província de Valdivia. Tem uma estrutura ótima para visitação, incluindo acesso a pessoas com dificuldade de locomoção. Há diversas passarelas que facilitam a exploração do local e servem também para preservar a área.

A história do forte é muito interessante e as paisagens são lindas, mesmo com chuva, que é o normal da região!


No local também funciona o Museo de Sitio Castillo de Niebla, com toda a história relacionada à construção dos fortes.
A entrada é gratuita!
Niebla fica a apenas 18 km de Valdivia, na mesma rota da cervejaria Kunstmann. A T-350 margeia o rio até o forte.
Outra opção é fazer esse percurso navegando. Há tours disponíveis e deve ser bem lindo!

É um passeio muito interessante! Vale a pena conhecer.
Fico impressionada com o azul do céu e das águas do mar e rio!!!! Lindo demais!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa