Frutillar: a mini Alemanha chilena

Essa pequenina e charmosa cidade às margens do lago Llanquihue, com vista privilegiada para o vulcão Osorno, foi fundada pelos colonizadores alemães e conservou muito de sua cultura. É um pedacinho de Alemanha no Chile!

Além disso, o local transpira (e inspira) música. Pelas ruas estão espalhados objetos e detalhes relacionados ao tema. Quem passeia por ali vai observá-los no calçadão à beira do lago, nos pontos de ônibus, nos bancos…

Detalhe musical nos bancos em Frutillar
Detalhe musical nos bancos

Considerada “Cidade Criativa da Música” pela Unesco, Frutillar abriga, no início de cada ano, um tradicional festival.

É daqueles lugares para se apaixonar à primeira vista!

Frutillar é a cidade criativa da música
Cidade criativa da música

As atrações turísticas estão concentradas em Frutillar Bajo. Conheci o local durante minha estadia em Puerto Varas, que é outra cidade muito charmosa pertinho dali (veja o roteiro completo dessa viagem em Roteiro pelos lagos do Chile). Em uma tarde deu para passar pelos pontos principais, mas não seria nada mal passar um dia todo por lá!

O que fazer em Frutillar

Caminhar à beira do lago Llanquihue, sem dúvida!  Apesar do dia chuvoso, não resisti a caminhar na praia do lago e ficar ali olhando a água transparente por uns minutos. Escolhi a ponta esquerda, que estava bem tranquila. A área em frente é toda gramada, com árvores, flores e bancos. Um charme só.

Praia do lago Llanquihue em Frutillar
Praia do lago Llanquihue em Frutillar

Visitar o Teatro do Lago. Sua fachada é de madeira e o colorido é típico da região. O teto da construção é feito de cobre, o minério mais importante do Chile. 80% de sua área está sobre o lago.

Conheci apenas por fora, mas há visitas guiadas em inglês e espanhol, 4 vezes ao dia, por 6.500 pesos (cerca de 40 reais). Mais informações em https://www.teatrodellago.cl/tours-guiados/.

O Teatro do Lago pode ser visitado por dentro
O Teatro do Lago pode ser visitado por dentro

Comer kuchen. Herança dos colonizadores, a sobremesa é vendida nas cafeterias e restaurantes de Frutillar. Eu experimentei as tortas da Kuchenladen, que fica em frente ao Teatro do Lago. Pedi um bolo de nozes com doce de leite, muito bom, e o kuchen de nozes com caramelo (para viagem, porque os pedaços são enormes). Gostei mais do bolo! Paguei 2.500 pesos (cerca de 15 reais) em cada pedaço.

A sobremesa kuchen é vendida em Frutillar
A sobremesa kuchen é vendida em toda parte

Outro lugar que vale a pena ir para tomar um café e comer uma sobremesa (os sanduíches que saíram enquanto eu estava lá, também estavam bonitos e bem servidos!) é a Casa Rosalba. Comi um bolo de chocolate maravilhoso e a vista é linda!

Apreciar a vista do vulcão (ou apenas do lago) no píer. Tirei fotos lindas! Mas sem qualquer sinal do vulcão Osorno, que estava encoberto. Ele fica bem em frente, belo e majestoso.

O píer é cartão postal de Frutillar
O píer é cartão postal de Frutillar

Visitar o Museu Colonial Alemão. O museu mostra como era a vida dos colonos alemães que viveram ali. São reproduzidos ambientes como: a casa de campo, o cemitério, o moinho e a área de trabalho da época. É um lugar muito bonito por fora. Infelizmente, não tive tempo de entrar.

Jardins do Museu Colonial de Frutillar
Jardins do Museu Colonial

Andar pela cidade observando os charmosos detalhes musicais. Eles estão em toda parte. Me encantei pelo piano no meio dos jardins.

A música faz parte da essência de Frutillar
A música faz parte da essência do local

Conhecer o campo florido do Parque Lavanda, Casa de Té. Queria muito, mas muito mesmo, ter conhecido. Só que fui fora de época e as plantas não estavam floridas. Os melhores meses são dezembro, janeiro e meados de fevereiro, segundo informação do local.


Esta foto da Lavanda Casa de Chá é cortesia do Tripadvisor

Frutillar com agência de turismo

Eu voltei a Frutillar quando fiz nova viagem a Puerto Varas. Mas dessa vez fui com o guia turístico brasileiro Cristo. Ele mora em Puerto Varas há muitos anos, então conhece bem tudo por ali. Gostei bastante da experiência, que acabou sendo muito mais rica em informações. Fiz o roteiro de Frutillar combinado com outra cidadezinha chamada Puerto Octay.

Caso tenha interesse em cotar passeios com ele na região, recomendo demais. Deixo o link de contato aqui: Passeios em Puerto Varas e região.

2 comentários Adicione o seu

  1. Chileando disse:

    É um lugar especial! 😉

  2. Esther Bonetti disse:

    Frutillar é um encanto!!!! Parece locação de contos de fada.

Deixe sua dúvida ou comentário!