Mais do que nunca, essa estação de esqui tem chamado a atenção dos turistas que vêm ao Chile em busca de lindas paisagens nas montanhas da Cordilheira dos Andes.
Portillo é o centro de esqui mais antigo da América do Sul, está a 2.880 metros de altitude e seu entorno foi presenteado com uma lagoa natural, rodeada de montanhas, que dá origem a vistas perfeitas. Por isso, muitas pessoas vão até lá, mesmo sem a intenção de esquiar, para fazer um passeio contemplativo, em qualquer época do ano.

Pela similaridade da paisagem, as atenções ao local se dividem com o famoso Embalse el Yeso, que fica em Cajón del Maipo.
É possível conhecer ou esquiar em Portillo por um dia, e ainda, se hospedar no hotel, preparado para atender hóspedes esquiadores de temporada ou simples amantes de montanhas.

O valor do ticket que dá acesso ao teleférico, durante a temporada 2019, estava entre 36 e 48 mil pesos (entre 200 e 280 reais). Veja os detalhes de tarifas aqui https://www.skiportillo.com/portillo-por-el-dia/tickets-diarios/.
Tour contemplativo a Portillo
Estive em Portillo no inverno com a agência 321 Chile e no outono com a agência Indo pro Chile.
O passeio inicia com uma parada rápida no Monumento da Batalha de Chacabuco.

A estrada para Portillo é a mesma que faz a travessia até Mendoza, na Argentina, passando pela serra Los Caracoles. Esse conjunto de curvas em meio à cordilheira é algo impressionante e que merece ser visto!
Porém, é uma estrada que requer muita atenção, até pelo volume de grandes caminhões que passam por ali transportando mercadorias entre Chile e Argentina.


Outra parada desse roteiro é a fronteira entre Chile e Argentina. Não chegamos até a Argentina, mas dá para tirar foto na placa de ingresso ao Chile!

Chegamos a Portillo para a visita à Laguna del Inca. Nos meses sem neve a estação de esqui fica fechada, então é possível chegar até a beira da lagoa.

Já nos meses de inverno, com a estação de esqui aberta, não é possível ir até a margem, já que passam pistas de esqui por ali. Há um mirante de onde se pode observar e tirar fotos da lagoa.

Faz um frio intenso, então, vale tomar um chocolate quente no restaurante do hotel curtindo mais um pouquinho a vista.
Os dois roteiros que eu fiz combinam Portillo com uma parada para tour degustação em vinícola da região de Aconcágua. Eu recomendo demais contratar esse tipo de roteiro, para ter uma experiência mais completa e aproveitar melhor o dia.

É possível ir por conta própria?
Sim, é possível. Porém, fazer o roteiro com agência pode ser mais interessante e seguro, especialmente no inverno, já que não precisará se preocupar em checar a condição da estrada, o porte de correntes para pneus e terá um motorista experiente para conduzir até lá.
Como chegar em Portillo
Portillo fica 160 km ao norte de Santiago, na região de Valparaíso, pela Ruta 60, que faz a travessia entre Chile e Argentina.

Durante o inverno, o acesso pode fechar devido a condições climáticas, portanto é recomendável averiguar previamente à viagem (segundo o site da estação, o hotel Portillo fornece essa informação).
A lenda da lagoa
Diz a lenda que… em noites de lua cheia se ouvem os lamentos do espírito de um imperador Inca, que sepultou sua princesa nas profundezas da lagoa. Desde então, a água adquiriu o tom esmeralda dos olhos de sua amada. Ela teria falecido tragicamente após cair num precipício.
Clique aqui para conhecer as agências de passeios em Santiago e arredores, parceiras do blog. Testadas e aprovadas!
lindo…lindo…lindo!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa