Termas Geométricas em sintonia com a natureza

O Chile tem muitas fontes de água termal, devido à grande presença de vulcões. As piscinas quentes são consideradas um importante (e relaxante) atrativo turístico do país.

Por sua integração total com a natureza, as Termas Geométricas estão entre as mais impressionantes. Ficam em meio a um exuberante bosque nativo do Parque Nacional Villarrica.

Piscinas quentes das termas geométricas em meio a um denso bosque
Piscinas quentes em meio a um denso bosque

São 20 piscinas de água transparente a temperaturas que variam entre 35oC e 45oC.

Entorno de uma das 20 piscinas termais das termas geométricas
Entorno de uma das 20 piscinas termais

Uma passarela com 450 metros de extensão dá acesso à toda a estrutura do local. Você pode caminhar por ali e escolher a temperatura de água que mais lhe agradar. Mas, algumas delas são tão quentes, que ficam restritas para o banho!

Acesso às piscinas das termas geométricas por meio de passarelas de madeira
Acesso por meio de passarelas de madeira

Chove bastante na região e não foi diferente no dia em que estive lá. Mas não atrapalhou… apenas precisei proteger o celular. Isso porque eu queria tirar fotos, então não deixei guardado com as roupas.

Relaxando a 41 graus nas termas geométricas
Relaxando a 41 graus
Piscinas de água termal, nas termas geométricas
Queda d’água no trecho final da passarela

Estrutura e tarifas

Ao chegar, você paga o ticket de entrada e recebe uma toalha e o cadeado para trancar um dos armários disponíveis.

Recomendo que leve o mínimo possível de coisas, principalmente de valor. Primeiro, porque o guarda-volumes é pequeno e mal cabe uma mochila cheia. Segundo, que esses armários ficam dentro das cabines onde as pessoas se trancam, sozinhas, para trocar de roupa. E, como o cadeado era simples, não me transmitiu muita segurança. Achei fácil de alguém abrir sem ser percebido.

Armários para guarda de objetos pessoais
Armários para guardar objetos pessoais

No local há uma cafeteria que vende, basicamente, minipizzas e sanduíches. Quebra um galhão, pois a região é isolada de tudo. Tinha também um balcão com água e chá gratuitos.

Cafeteria das Termas Geométricas

O ticket para adultos varia entre 20 e 30 mil pesos. Fica mais barato fora dos horários de pico, mas entre 12h e 18h são 30 mil pesos (cerca de 170 reais). No caso das crianças, o valor é 16 mil pesos em qualquer horário (cerca de 90 reais).

A entrada dá direito ao uso de todas as piscinas, pelo dia todo.

Como chegar nas Termas Geométricas

As termas ficam no sul do Chile. Recomendo o passeio para quem já estiver visitando os arredores de Pucón ou Panguipulli. O aeroporto mais próximo é o de Temuco (ou o de Valdivia, mas esse é bem pequeno).

Veja outras atividades disponíveis na região, nos posts O que fazer em Pucón e arredores e Roteiro pelos lagos do Chile.

Eu fui a partir de Panguipulli, onde estava hospedada. Levei cerca de 1h30. Por Pucón, o tempo é parecido. A distância não é muito longa, mas o caminho não é dos mais fáceis e acaba demorando um pouco.

A primeira parte da estrada, que margeia o sul do lago Calafquen, é simplesmente divina. Uma das estradas mais lindas que já vi, com vários mirantes para parar.

Vista de mirante a caminho das Termas Geométricas
Vista de mirante a caminho das Termas Geométricas

Após a cidade de Coñaripe, o trajeto não é mais asfaltado. São cerca de 20 km em estrada de terra esburacada.

Trecho de estrada sem asfalto
Trecho de estrada sem asfalto

Fui em um carro que não era 4×4 e, apesar dos buracos, não vi risco de atolar. Minha maior preocupação era furar o pneu, pois eu estava sozinha e quase não tem gente por ali. Recomendo atenção dobrada durante o inverno, pois pode acumular neve.

O acesso é tão embrenhado no parque, que em determinado ponto você se pergunta se está no lugar certo, pois não tem nada ao redor e a estradinha vai ficando cada vez mais estreita.

Mas, apesar da distância, achei que o passeio valeu a pena! É muito relaxante e excelente para ficar em contato com a natureza.

Só não iria sozinha novamente, pelas condições da estrada.

Termas Geométricas com agência

Quem visita Pucón, tem a oferta de agências que levam até as Termas, inclusive à noite (uma experiência que eu gostaria de ter também!).

Deixo o link da agência parceira do blog na região. Fiz outros passeios com eles, durante uma das minhas viagens a Pucón, e foram muito bons! Inclusive, no link tem a lista dos principais roteiros oferecidos por lá!

As Termas Geométricas abrem todos os dias do ano. Mais informações em http://www.termasgeometricas.cl/.

Deixe sua dúvida ou comentário!