Restaurantes em Santiago

Santiago é uma cidade cheia de bons restaurantes! Recebo muitos pedidos de indicação e, acreditem, indicar restaurantes é quase tão difícil quanto indicar vinhos. Agradar ou não depende de fatores relacionados a gosto pessoal: ambiente, ocasião, tipo de cozinha, preço, restrições alimentares, referências passadas…

Nesse post não tenho a pretensão de fazer lista de melhores. Quero apenas compartilhar alguns dos restaurantes que ganharam minha preferência por um motivo ou outro.

Também procurei diversificar nas opções listadas. Ao menos uma deve lhe interessar! Quem sabe todas?!

No parque

Mestizo em meio ao parque Bicentenário

O Mestizo é um restaurante bem eclético. Costuma agradar de turistas a executivos, tem de tudo no cardápio e é uma boa opção para almoço ou jantar. O ambiente é moderno e bem arejado. Fica praticamente dentro do lindíssimo parque urbano Bicentenário, por isso prefiro ir no almoço e curtir a vista.

Uma boa pedida é combinar a refeição com uma caminhada pelo parque.

Para não correr o risco de ficar a ver navios, faça reserva antes pelo site. O Mestizo está sempre cheio.

Bairro: Vitacura

$$$$

Site: https://mestizorestaurant.cl/

Tipo de cozinha: internacional


Com vista

O Azotea tem vista para a cidade

O Azotea Matilde está na cobertura de um edifício (rooftop), não muito alto, mas que dá uma bonita vista para a cidade, inclusive ao pôr do sol. Tem ambiente agradável e é bem charmoso à noite. O cardápio tem opções variadas. Comemos uma entrada de camembert ao forno espetacular (não é sempre que tem).

Recomendo combinar com uma visita à casa museu de Pablo Neruda, La Chascona, que fica bem ali ao lado.

Bairro: Bellavista

$$$

Site: https://www.azoteamatilde.cl/

Tipo de cozinha: internacional


Menu executivo

Carnes de primeira no Rubaiyat

Vou cometer o disparate de recomendar um restaurante brasileiro no Chile! Sou daquelas que quando viaja quer experimentar coisas locais. Porém… para quem tem vontade de conhecer um Rubaiyat, a unidade de Santiago pode ser uma ótima oportunidade. Eles oferecem o menu à la carte (não tem rodízio), mas a dica aqui é o executivo, que tem um ótimo custo x benefício. É servido durante a semana (exceto feriados), apenas no almoço. A carne é de primeiríssima qualidade (claro!) e o ambiente muito agradável. Por cerca do equivalente a 100 reais é servido couvert, entrada, principal, acompanhamento, sobremesa, café com torre de docinhos e uma bebida sem álcool por pessoa. Vale a pena!

Bairro: Vitacura

$$$ ou $$$$

Site: http://www.gruporubaiyat.com/restaurantes.asp?abt=49&lview=pt

Tipo de cozinha: churrascaria/steak house


Tradicional

Massas tradicionais muito bem preparadas

O Pastamore não tem opções extravagantes no cardápio. E para mim, aí que está o diferencial. Eles preparam pratos tradicionais da cozinha italiana. O chef, Ennio Carota, já foi jurado do programa MasterChef Chile, então, você pode provar (e comprovar) toda essa expertise, em comidas simples e deliciosas.

Bairro: Vitacura

$$$

Site: http://www.pastamore.cl/

Tipo de cozinha: italiana


Melhor ceviche

Vista da área externa do La Nacional

O restaurante La Nacional fica na varanda do shopping Los Dominicos (existe outra unidade mais distante da cidade). É um restaurante peruano de ótima qualidade e com o melhor ceviche que já comi por aqui. O lomo saltado não fica atrás. De cortesia eles trazem um pão de milho quentinho.

Para aproveitar a linda vista para o bairro e a cordilheira, recomendo ir na hora do almoço. Peça para sentar na área externa. É possível ir sem reserva.

Bairro: Las Condes

$$ ou $$$

Site: http://www.lanacionalchile.cl/

Tipo de cozinha: peruana


Menu degustação

Criatividade em alta

Refeições do estilo degustação são para pessoas que não têm muitas restrições alimentares, até porque, você não escolhe o que vai comer. O chef apresenta diversas pequenas porções. Sim, você pode restringir um ingrediente ou outro, mas o mínimo possível, caso contrário, a proposta acaba perdendo o sentido. Geralmente, são experiências gastronômicas criativas e divertidas, que exploram diferentes texturas e inovam nas apresentações. Eu adorooo! Já fomos em boas opções por aqui, mas, por enquanto, o melhor custo x benefício é o do 040 (considerando que menus degustação têm sempre um custo mais alto pela exclusividade e quantidade). São 12 tempos. O ambiente não é muito especial, mas a comida surpreende.

É um restaurante para jantar e só atende mediante reserva. Para dar um toque muito especial à noite, após o jantar os clientes são convidados a conhecer um bar secreto, que fica no mesmo local. Inspirado nos estabelecimentos que vendiam bebidas alcoólicas ilegalmente no Estados Unidos na década de 20, você vai ter que cruzar algumas passagens secretas até chegar nele. É sensacional!

Bairro: Providência

$$$$$

Site: http://040.cl/es/

Tipo de cozinha: criativa


Descolado

Ambiente descontraído na Tiramisu

A Tiramisu é a pizzaria mais descolada por aqui para jantar. É sempre bem cheia e, geralmente, não aceita reserva, então a dica é chegar cedo. O ambiente é descontraído, as pizzas são gostosas e tem outras opções no cardápio, como saladas, calzones e bruschettas. Ao fundo fica um bar, onde se pode aguardar pela mesa provando um ótimo pisco sour ou uma variedade de cervejas.

Dica: jamais deixe bolsas ou casacos pendurados nas cadeiras com pertences no bolso. Essa recomendação vale para qualquer restaurante, mas para esse especialmente, porque funciona à meia luz e tem muita gente.

Bairro: Las Condes

$$ ou $$$

Site: http://www.tiramisu.cl/

Tipo de cozinha: pizzaria


Descomplicado

Agrada todos os gostos

O restaurante Margó costuma agradar a diversos gostos, com um preço justo. Os pratos são bem elaborados e têm ótima apresentação. No cardápio há também opções vegetarianas interessantes. São três unidades, mas minha preferência é jantar na unidade Isidora Goyenechea. A unidade do shopping Parque Arauco também é uma opção legal para um bom almoço em meio ao dia de comprinhas.   

Bairro: Las Condes

$$$

Site: http://margo.cl/

Tipo de cozinha: internacional


Leia também o post Onde se hospedar em Santiago e saiba quais são os melhores bairros da cidade.

1 comentário Adicione o seu

  1. Esther Bonetti disse:

    Quero experimentar todos!!!

Deixe sua dúvida ou comentário!