Portillo para esquiar ou contemplar?

Mais do que nunca, essa estação de esqui tem chamado a atenção dos turistas que vêm ao Chile em busca de lindas paisagens nas montanhas da Cordilheira dos Andes.

Portillo é o centro de esqui mais antigo da América do Sul, está a 2.880 metros de altitude e seu entorno foi presenteado com uma lagoa natural, rodeada de montanhas, que dá origem a vistas perfeitas. Por isso, muitas pessoas vão até lá, mesmo sem a intenção de esquiar, para fazer um passeio contemplativo, em qualquer época do ano.

Laguna del Inca em Portillo
Laguna del Inca em Portillo

Pela similaridade da paisagem, as atenções ao local se dividem com o famoso Embalse el Yeso, que fica em Cajón del Maipo.

É possível conhecer ou esquiar em Portillo por um dia, e ainda, se hospedar no hotel, preparado para atender hóspedes esquiadores de temporada ou simples amantes de montanhas.

Hotel Portillo
Hotel Portillo

O valor do ticket que dá acesso ao teleférico, durante a temporada 2019, estava entre 36 e 48 mil pesos (entre 200 e 280 reais). Veja os detalhes de tarifas aqui https://www.skiportillo.com/portillo-por-el-dia/tickets-diarios/.

Tour contemplativo a Portillo

Estive em Portillo no inverno com a agência 321 Chile e no outono com a agência Indo pro Chile.

O passeio inicia com uma parada rápida no Monumento da Batalha de Chacabuco.

Monumento Chacabuco a caminho de Portillo
Monumento Chacabuco

A estrada para Portillo é a mesma que faz a travessia até Mendoza, na Argentina, passando pela serra Los Caracoles. Esse conjunto de curvas em meio à cordilheira é algo impressionante e que merece ser visto!

Porém, é uma estrada que requer muita atenção, até pelo volume de grandes caminhões que passam por ali transportando mercadorias entre Chile e Argentina.

Serra Los Caracoles sem neve, em Portillo
Serra Los Caracoles sem neve
Serra Los Caracoles no inverno
Serra Los Caracoles no inverno

Outra parada desse roteiro é a fronteira entre Chile e Argentina. Não chegamos até a Argentina, mas dá para tirar foto na placa de ingresso ao Chile!

Fronteira do Chile com a Argentina, em Portillo
Fronteira do Chile com a Argentina

Chegamos a Portillo para a visita à Laguna del Inca. Nos meses sem neve a estação de esqui fica fechada, então é possível chegar até a beira da lagoa.

Laguna del Inca ainda sem neve, em Portillo
Laguna del Inca ainda sem neve

Já nos meses de inverno, com a estação de esqui aberta, não é possível ir até a margem, já que passam pistas de esqui por ali. Há um mirante de onde se pode observar e tirar fotos da lagoa.

Laguna del Inca, em Portillo, no inverno
Foto da Laguna del Inca, a partir do mirante

Faz um frio intenso, então, vale tomar um chocolate quente no restaurante do hotel curtindo mais um pouquinho a vista.

Os dois roteiros que eu fiz combinam Portillo com uma parada para tour degustação em vinícola da região de Aconcágua. Eu recomendo demais contratar esse tipo de roteiro, para ter uma experiência mais completa e aproveitar melhor o dia.

Vinhedos In Situ
Vinhedos In Situ

É possível ir por conta própria?

Sim, é possível. Porém, fazer o roteiro com agência pode ser mais interessante e seguro, especialmente no inverno, já que não precisará se preocupar em checar a condição da estrada, o porte de correntes para pneus e terá um motorista experiente para conduzir até lá.

Como chegar em Portillo

Portillo fica 160 km ao norte de Santiago, na região de Valparaíso, pela Ruta 60, que faz a travessia entre Chile e Argentina.

Paisagem a caminho de Portillo
Paisagem a caminho de Portillo

Durante o inverno, o acesso pode fechar devido a condições climáticas, portanto é recomendável averiguar previamente à viagem (segundo o site da estação, o hotel Portillo fornece essa informação).

A lenda da lagoa

Diz a lenda que… em noites de lua cheia se ouvem os lamentos do espírito de um imperador Inca, que sepultou sua princesa nas profundezas da lagoa. Desde então, a água adquiriu o tom esmeralda dos olhos de sua amada. Ela teria falecido tragicamente após cair num precipício.


Clique aqui para conhecer as agências de passeios em Santiago e arredores, parceiras do blog. Testadas e aprovadas!

1 comentário Adicione o seu

  1. Anônimo disse:

    lindo…lindo…lindo!!!!

Deixe sua dúvida ou comentário!