Passeios de verão em Santiago

Os passeios turísticos mais tradicionais na região de Santiago, com exceção dos de montanha, funcionam em qualquer época do ano e merecem entrar em seu roteiro de viagem. Falo sobre eles mais abaixo.

No entanto, o objetivo aqui é trazer ideias de programas que são perfeitos para os meses mais quentes do ano, entre dezembro e março mais ou menos.

Aliás, nesse período, em Santiago, os dias são bastante longos, chegando a escurecer depois das 21 horas. Dá para aproveitar muito!

1. Assistir ao pôr do sol na Cordilheira dos Andes

Pôr do sol na Cordilheira dos Andes durante o verão em Santiago
Pôr do sol na Cordilheira dos Andes

Se engana quem acha que subir a Cordilheira só vale a pena no inverno quando as estações de esqui estão branquinhas e em pleno funcionamento. Nos meses de verão, mesmo sem neve, a cordilheira tem paisagens incríveis!

É possível subir com carro alugado, mas acho mais seguro fazer o passeio com agência, especialmente se não conhece bem a região. Os guias sabem onde parar para contemplar um lindo pôr do sol, e muitas vezes incluem piquenique e vinho no pacote. É emocionante!

Para esses passeios, o pick up no hotel acontece por volta das 15h30. Então, pela manhã, dá para conhecer o centro antigo de Santiago, fazer compras ou… curtir um dos parques urbanos.

Reserve ½ dia à tarde/noite.

2. Fazer piquenique no parque

Picnic no parque de Santiago
Um dos lindos parques urbanos de Santiago

Se você é daqueles turistas que curte vivenciar um pouquinho da cultura local, que tal se juntar aos chilenos em um dos diversos lindos parques urbanos de Santiago para um piquenique?

Compre beliscos no supermercado (aliás, conhecer o mercado e produtos de outro país também faz parte da diversão), improvise uma toalha e depois é só encontrar um canto gostoso no jardim de um dos parques urbanos de Santiago. Meus preferidos são o Bicentenário e o Araucano.

No verão, em alguns momentos do dia, o calor pode ser muito intenso, então, esse é um programa delicioso para uma manhã ou para relaxar em um fim de tarde.

Outro ponto de atenção é que no chile é proibido o consumo de bebida alcoólica em espaços públicos. Deixe o vinho ou a cervejinha para o jantar.

Reserve ½ dia pela manhã ou à tarde.

3. Tour de bike ou pôr do sol em vinícolas

Tour de bike na vinícola Cousino Macul em Santiag
As vinícolas oferecem passeios cheios de charme

Passeio imperdível por aqui e não importa se você gosta de vinhos. Isso porque as vinícolas são lindas e o processo de produção é bastante interessante. Dar uma volta pelos vinhedos é uma boa pedida em qualquer época do ano. Mas no verão, escolher opções de tours com bicicleta, oferecidos por algumas vinícolas, é uma delícia! Informe-se previamente pelo site da vinícola, pois normalmente é necessário reservar.

Evite as horas mais quentes do dia, entre 13h e 17h.

Algumas vinícolas também oferecem a opção de curtir o pôr do sol com uma tacinha ao lado e uma paisagem incrível!

Quer conhecer mais de uma vinícola no mesmo dia? A melhor opção é contratar uma agência que realize Wineday.

Consulte o parceiro do blog, especialista nesse tipo de roteiro, e escolha a região vitivinícola que mais lhe agradar. Os roteiros são maravilhosos.

Reserve 1/2 dia ou 1 dia no caso do Wineday.

4. Relaxar em uma terma natural

O Chile é lotado de vulcões. São quase 3.000, sendo cerca de 90 considerados ativos! Por essa natureza, o país tem muitas piscinas naturais de água quente. As que ficam em Santiago, na minha opinião, não são as mais bonitas, mas vale a experiência, pois ficam no meio da Cordilheira. Que tal relaxar com vista para as montanhas?

Quando tem acúmulo de neve, as vias de acesso são interrompidas. Portanto, a melhor época para visita-las é no verão. Recomendo fazer o passeio com agência para evitar transtornos pelo caminho.

Reserve 1 dia.

5. Tomar um drink nas alturas

Como no verão escurece somente perto das 21h, uma boa opção é achar um dos ambientes rooftop da cidade para um drink ou jantar nas alturas ao ar livre. É raríssimo chover nesse período do ano e faz calor mesmo no fim do dia. A vista da cidade é linda, com a Cordilheira ao fundo. Ótima oportunidade para conhecer uma das bebidas típicas chilenas. Aliás tem um post aqui contando quais são elas!

6. Conhecer Algarrobo e a piscina gigante

Áreas comuns vistas da sacada do apartamento
Piscina de Algarrobo com mais de 1 km de extensão

Esse passeio não é em Santiago, mas é perto e tem a cara do verão! Dá para fazer com agência, ou em carro alugado. A gigantesca piscina já foi a maior do mundo, tem mais de 1 km de extensão e fica na cidadezinha praiana chamada Algarrobo. O deslocamento até lá leva cerca de 1h30.

De frente para o mar, a piscina fica dentro de um condomínio privado. É possível vê-la pelo lado de fora, caminhando pela praia, ou chegar mais perto reservando um almoço em um dos restaurantes do condomínio (não funcionam o ano todo).

O mais interessante, para quem tem tempo, é locar um apartamento em um dos 11 edifícios do condomínio, para poder usar a piscina e toda a estrutura, como as praias artificiais, os equipos de esporte aquático etc. A água da piscina é tratada, porém proveniente do mar, ou seja, é salgada! Passar uma ou duas noites por lá é uma ótima opção, especialmente com crianças. O verão é a melhor época para isso, pois é quando a piscina está em pleno funcionamento, aberta, inclusive, para atividades aquáticas (só para locatários e proprietários).

Leia o post com todos os detalhes sobre a piscina de Algarrobo e como alugar um apartamento por lá.

Reserve 1 dia pelo menos.

Os passeios mais tradicionais em Santiago

Não deixe de reservar dias para caminhar pelo centro histórico, conhecer os cerros Santa Lucía e San Cristóbal, visitar Cajón del Maipo, Portillo, Viña del Mar e Valparaíso. Acesse os links acima para ler o post específico de cada um desses passeios na região de Santiago e escolher quais farão parte do seu roteiro!

Recomendações para o verão em Santiago

Santiago é extremamente seca e quente no verão. As temperaturas podem chegar a 35 graus e, pela secura do ar, a sensação térmica é sufocante. Alguns cuidados são recomendados:

– Saia sempre levando uma garrafa reutilizável com água e beba com frequência;

– Use e abuse de hidratantes de corpo e boca e até colírio para umedecer os olhos;

– Prefira roupas leves e sapatos confortáveis (SEMPRE);

– Use protetor solar;

– Use óculos escuros e algo para proteger a cabeça do sol.

Deixe sua dúvida ou comentário!