Jantar no escuro em Santiago

Recentemente vivi uma experiência muito diferente aqui em Santiago.

No Brasil, eu já tinha participado de um jantar às cegas e gostei muito. Então, fui participar desse em Santiago, achando que seria algo parecido. Mas não!

A proposta do restaurante Castillo Forestal é muito completa, divertida e… emocionante!

Leia também o post: Restaurantes em Santiago.

O restaurante

O Castillo Forestal funciona em um antigo castelinho, construído em 1910. Ao longo dos anos, o espaço foi remodelado e ampliado, sendo considerado atualmente Patrimônio Nacional.

Restaurante Castillo Forestal, em Santiago
Restaurante Castillo Forestal, em Santiago

Já havíamos almoçado lá algumas vezes, pois além de estar num ambiente muito agradável, em pleno Parque Forestal (que é um lindo parque urbano de Santiago), gostamos muito da comida. O restaurante é uma brasserie francesa.

O Jantar no Escuro (Cena de los Sentidos)

O programa começa no jardim do restaurante. Os garçons nos ofereceram uma taça de espumante, enquanto o Nicolás (dono do Castillo e idealizador do jantar no escuro), nos deu uma breve explicação sobre o projeto e sobre como aconteceria o serviço.

Jantar no escuro em Santiago
Antes do jantar, recebendo as orientações básicas

Os celulares e outros objetos como relógios, que poderiam emitir luz, foram recolhidos antes de entrarmos.

Bom, a partir daí, não vou descrever muitos detalhes, pois o elemento surpresa faz parte da experiência em diversos momentos!

O jantar acontece em uma sala completamente sem iluminação. São quatro tempos, harmonizados com vinhos e outros mimos. E, pasmem! Todo o serviço é realizado, impecavelmente, por dois garçons com deficiência visual: o Pablo e a Paola.

(As fotos abaixo foram tiradas antes de iniciar o jantar, com as luzes acesas.)

Sala do jantar no escuro em Santiago
A sala do jantar está preparada para ficar em completa escuridão durante todo o jantar

Somente após finalizarmos cada tempo, o chef entra na sala (que é mantida na escuridão) para explicar o prato. Mas antes, temos a oportunidade de tentar adivinhar o que comemos. É muito divertido e muito louco descobrir que, sem um de nossos sentidos podemos confundir purê de cenoura com sorvete de baunilha!

Também tentamos adivinhar as características de cada vinho servido.

Ah, é importante mencionar que os pratos são adaptados respeitando restrições alimentares dos participantes, mas é preciso informá-los no momento da reserva. O restaurante também faz cardápio para vegetarianos e veganos, se solicitado com antecedência.

Como foi a minha experiência

O jantar dos sentidos me trouxe uma mistura de sentimentos e sensações.

Achei impressionante, o quão rápido, outros sentidos se aguçaram para compensar a falta da visão. A comida se enche de sabores e texturas que parecem desconhecidos, o vinho solta mais aroma, o tato é imprescindível! Queria tocar em tudo para memorizar onde estava cada objeto da montagem da mesa.

Logo no início é servido pãozinho e manteiga. Na primeira investida meti a mão na manteiga. Nesse momento pensei: nossa… vou me complicar. Só que não!

Utensílios do jantar no escuro em Santiago
O tato é imprescindível para memorizar os utensílios a sua frente

Após alguns minutos eu me senti mais confortável manejando todos os aparatos. Mas, muitas vezes, precisei tatear o prato com a mão para ter certeza de que não estava deixando comida de lado.

Afinal, vamos combinar que duas ou três horas de escuridão total não são suficientes para nos ensinar um completo novo estilo de viver. Mas, e alguns dias, alguns meses, ou anos? São suficientes?

A escuridão abriu meus olhos

A coisa mais impressionante dessa experiência sensorial e inclusiva é o turbilhão de pensamentos que surgem quando você é colocado em uma posição onde nunca esteve antes. E o serviço, sendo executado perfeitamente pelos dois funcionários com deficiência visual, reforça essas indagações que vão aparecendo ao longo do jantar.

Por fim, conclui todos os deliciosos pratos, alguns com mais dificuldade, outros com menos, e me diverti muito!

Saí de lá com um sentimento imenso de gratidão e empatia. Recomendo demais o jantar no escuro a quem quiser fazer um programa diferente. Vale a pena!

Obrigada à 321 Chile e ao Castillo Forestal pelo convite à participação nesse projeto incrível!

Informações adicionais

O Jantar dos Sentidos (Cena de los Sentidos) acontece duas vezes a cada mês, em espanhol. A participação é apenas com reserva.

Horário: 20h00

Valor: 30 mil pesos por pessoa (175 reais)

Contato para reservas: eventos@castilloforestal.cl

Endereço: Av. Cardenal José María Caro, 390 – Parque Forestal – Santiago, Cl.

Site: http://castilloforestal.cl/

O restaurante também está aberto todos os dias para almoços e jantares regulares.


Compromisso social

O restaurante Castillo Forestal adota diversas iniciativas sociais, como a parceria com entidades que favorecem a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, as doações a uma fundação de suporte a crianças com câncer e ações de cuidado com o meio ambiente.

Deixe sua dúvida ou comentário!