Farellones tem neve para todos os gostos

Afinal, o que é o Parque de Farellones e o que tem para fazer lá? Eu me arrisco a dizer que é o lugar mais divertido para curtir a neve próximo a Santiago, no Chile.

Farellones é um parque de diversões na neve! Ou seja, tem boias gigantes para escorregar, tem esquibunda em pranchinhas, dá para deslizar morro abaixo em trenozinhos, tem tirolesa, teleférico e também conta com uma área de atividades específicas para crianças. Além disso, em Farellones, as aulas de esqui são próprias para quem ainda não tem experiência no esporte e as pistas são mais fáceis de encarar.

Caso sua intenção seja brincar na neve, mas não necessariamente esquiar, ou ainda, se for principiante no esporte, recomendo demais passar o dia em Farellones.

Leia também o post Farellones ou Valle Nevado?

Como funciona o Parque de Farellones?

Basicamente, você paga o ingresso (veja valores abaixo) e pode curtir quantas vezes quiser, quaisquer atividades que estejam em funcionamento. Para quem quer fazer aulas de esqui, tem um valor adicional.

Se puder evitar fins de semana é melhor, pois nessas datas as filas das atrações costumam ser maiores.

Qual a melhor época para ir a Farellones?

A temporada 2019 teve tão pouca neve que acabou decepcionando muita gente. Mas, os meses com a maior probabilidade de abertura e funcionamento completo do parque são julho e agosto.

A recomendação é dar uma olhadinha no site oficial próximo à data de sua viagem para consultar a operação de Farellones: https://www.parquesdefarellones.cl/actividades/ .

As fotos desse post são de julho 2018. Na visita que fizemos em agosto, tanto em 2018, quanto em 2019, já tinha pouca neve e muito barro.

Como ir a Farellones?

É possível ir por conta própria, de carro, ou com agência de turismo. Para quem não está habituado a dirigir com neve, o mais prático e seguro é contratar um tour ou transfer privado com agência. Além disso, as agências param em lojas de aluguel de roupas de neve, antes de iniciar a subida.

O blog tem parceria com agências que levam até Farellones. Para cotar um passeio clique aqui.

Se decidir ir por sua conta, fique atento às exigências locais. Por exemplo, na alta temporada é obrigatório portar corrente de pneu para subir a montanha. Mesmo que, naquele dia, não seja necessário utilizá-la.

Atente-se às exigências locais caso vá por sua conta, sem agência
Atente-se às exigências locais caso vá por sua conta, sem agência

As correntes de pneu

Muitas vezes há correntes para locação por 15 mil pesos (cerca de 90 reais) à beira da estrada pelo caminho. Os locadores ficam com um documento seu e entregam na devolução. Então, melhor levar outro, que não seja o passaporte, para deixar lá.

Outra maneira é pedir as correntes ao alugar o carro.

Não suba sem correntes se assim estiver indicado na estrada, pois a qualquer momento você pode ser abordado por um carabineiro, que vai pedir para mostrar se elas estão no porta-malas.

O trajeto a Farellones

O ideal é ir cedo, pois quanto mais tarde, maior a chance de trânsito, principalmente aos fins de semana. Caso vá com agência, a saída é sempre cedinho.

Trânsito no trajeto a Farellones
Trânsito no trajeto a Farellones

É próximo de Santiago, mas não se engane pela baixa quilometragem. O caminho tem 40 curvas acentuadas até Farellones (e mais 20 até o Valle Nevado). Leva cerca de 1h30 para chegar, no entanto, com trânsito pode demorar mais.

Se você enjoa fácil em viagens por estradas sinuosas, considere tomar algo para evitar passar mal.

Quarenta curvas até Farellones
Quarenta curvas até Farellones

Apesar do possível perrengue no trajeto, a paisagem é tão, tão linda, que o tempo passa rápido e cada quilômetro vale a pena!

Estrada para Farellones
Estrada para Farellones

O parque tem duas entradas. A entrada de baixo é a principal e tem melhor estrutura para estacionar e é gratuito. Para acessá-la, basta seguir a estrada como se fosse subir até o Valle Nevado. Vai passar em frente.

As atrações de Farellones

Chegando lá fomos primeiro ao Magic Carpet (tapete mágico). Em tradução popular é o nosso famoso esquibunda. Pura diversão! Achei muito legal ter uma esteira rolante que te leva até o local da descida.

Esteira rolante para o esquibunda
Esteira rolante para o esquibunda

Por questão de segurança é obrigatório o uso de luvas e capacete. O capacete é fornecido, mas as luvas não. Precisa levar ou eles indicam uma lojinha do parque para comprar… Importante dizer que dentro do parque não há roupas de neve para aluguel.

Largada do esquibunda
Largada do esquibunda

Depois fomos de teleférico até o setor mais alto do parque (são 3 níveis). É possível desembarcar no nível intermediário também.

Teleférico em 3 níveis no Farellones
Teleférico em 3 níveis no Farellones

A vista das montanhas é linda.

Vistas lindas
Vistas lindas

Tentamos ir na tirolesa, mas acabamos desistindo. A fila tinha espera de mais de 1 hora. Essa atração é melhor ir logo que chegar, enquanto ainda há pouca gente no parque. Tem tirolesa para crianças também, mas no setor base.

Nessa área mais alta, chamada Cumbre, tem a descida com boia e com bike de pneu largo, além das pistas de esqui. Os restaurantes também ficam nesse local.

No setor intermediário ficam os trenozinhos, que descem até o setor base. É divertido, mas precisa ter bastante coordenação para conseguir não tombar.

Início da descida com trenó
Início da descida com trenó

É no setor base que fica a área de atividades para crianças. Também tem cafeteria e trailers com cachorro quente (mais bonito do que gostoso), crepes e até um food truck brasileiro vendendo coxinha, pão de queijo, bolo de cenoura, etc.

Ali acontecem as aulas de esqui para principiantes e, em julho, tinha bastante espaço com neve para brincar, fazer bonecos e tirar fotos.

Julho 2018 em Farellones
Julho em Farellones

 Tarifas 2019

O ticket de Entrada Geral dá acesso a todas as atrações do parque por um dia inteiro. As aulas de esqui e equipamentos são pagos como extra.

Descontos em Farellones (temporada 2019)

Há desconto Visa em Farellones de 15%. Às quintas o desconto é de 50%! Precisa pagar com o cartão.

Clientes da operadora Entel e do Banco Caja los Andes também têm descontos na compra dos ingressos de Farellones.Veja as condições dos benefícios em https://www.parquesdefarellones.cl/beneficios/.

Arredores

Muito próximo ao parque está o povoado de Farellones, com opções charmosas de hospedagem. Há placa na estrada indicando o acesso. Me pareceu ótima opção para quem quer um contato mais prolongado com a neve.

Encontre sua hospedagem no site Booking.com.

Hospedagens em Farellones
Hospedagens em Farellones

Na mesma via, 10 minutos adiante, estão as estações de esqui La Parva e El Colorado.

Leia também sobre a estação de esqui Portillo no post: Portillo para esquiar ou contemplar?

(Post atualizado em 19 de setembro de 2019)


Clique aqui para conhecer as agências de passeios em Santiago e arredores, parceiras do blog. Testadas e aprovadas!

5 comentários Adicione o seu

  1. Anônimo disse:

    Muito bom…

  2. Chileando disse:

    Olá Leonor! Obrigada! Sobre o roteiro, me mande um email no blogchileando@gmail.com, por favor. 😉

  3. Leonor Stival disse:

    Lugares lindos e comentários bastante abrangentes , não só o turístico geral , vc faz roteiros de viagem ?

  4. Aparecida J Pereira disse:

    Quero conhecer logo esse lugar!

  5. Esther Bonetti disse:

    Amei este post! A gente sempre lê e vê posts sobre o Vale Nevado e agora tive informações sobre outro local para brincar na neve.

Deixe sua dúvida ou comentário!