Centro de Santiago a pé

O centro histórico de Santiago merece ao menos meio dia de sua atenção! Aqui estão as dicas para você tirar o maior proveito possível desse passeio. Coloque um calçado confortável e vamos lá!

Que dia é melhor ir ao centro de Santiago?

Se quiser ver movimento de comércio, vá durante a semana, mas encontrará uma multidão. Caso não precise fazer câmbio, nem compras, prefira o domingo, pois as ruas e os pontos turísticos estão mais tranquilos e melhores para fotos.

É no centro, mais especificamente na rua Agustinas, que você vai encontrar as melhores taxas de câmbio para trocar Reais por Pesos Chilenos. Então, procure se programar para andar por lá logo nos primeiros dias de sua viagem. Mas atenção: as casas de câmbio do centro não abrem aos domingos. E aos sábados funcionam até às 14h.

Tente também conciliar sua visita ao centro com os dias em que acontece a troca da guarda do governo. A cerimônia é realizada em frente ao Palácio de La Moneda, dia sim, dia não e é bem bonita de ver.

O que fazer no centro de Santiago?

Conhecer o Palácio de la Moneda

É a sede da presidência da república do Chile. O edifício é belíssimo. Sua área externa pode ser acessada livremente, tanto pela rua Moneda, quanto pela rua Libertador Bernardo O’Higgins, mas desse lado acho mais bonito, por conta do espelho d’água.

O Palácio de la Moneda em Santiago

O entorno é bastante fiscalizado pelos carabineiros (polícia chilena) e tem algumas regras específicas, por segurança. Nem pense em subir um drone por ali, pois certamente tomará uma multa, terá que dar muitas explicações e pode ter seu equipamento retido. Fotocas e filmagens, só em terra firme.

Caso queira fazer gratuitamente uma visita guiada dentro do Palácio é necessário reservar. Recomendo um mês de antecedência, para conseguir vaga. Os tours acontecem em espanhol ou inglês e levam cerca de 1 hora. Para requisitar a visita, precisa preencher um formulário na página https://visitasguiadas.presidencia.cl/

No subsolo do Palácio fica o Centro Cultural la Moneda. As exposições por ali, umas vezes são gratuitas, outras não. Consulte a agenda de atividades em http://www.ccplm.cl.

Assistir à troca da guarda

A cerimônia acontece em dias específicos, em um dos lados do Palácio. Tem duração entre 30 e 40 minutos. Há um pequeno desfile acompanhado da guarda montada (cavalaria) e a apresentação de 3 ou 4 músicas pela banda oficial. O acesso é livre e gratuito.

A troca da guarda é realizada dia sim, dia não

Horários

10h00 durante a semana
11h00 aos fins de semana

Calendário 2019

Em dias pares: janeiro, abril, maio, agosto, novembro e dezembro.
Em dias ímpares: fevereiro, março, junho, julho, setembro e outubro.

Tirar fotos coloridas no Paseo Bandera

Esse calçadão tem itens artísticos e coloridos. A cada trecho as cores e objetos mudam. Você vai encontrar bancos amarelos, grandes bolas vermelhas, murais…

Arte e cor no Paseo Bandera

Caminhe por ali para tirar fotos divertidas (mais ou menos no trecho entre a rua Huérfanos e a Bernardo O’Higgins).

A rua colorida do centro de Santiago

Explorar a Plaza de Armas

O marco zero da cidade tem algumas coisas interessantes a serem vistas. Entre elas, observar o contraste entre a arquitetura histórica e moderna dos importantes edifícios que a cercam, como o do Correio Central, o da Prefeitura e o do Museu Histórico Nacional.

Praça de Armas de Santiago

Não deixe de entrar na catedral Metropolitana, que é lindíssima por dentro, mesmo que por fora não chame tanto a atenção.

Catedral Metropolitana

Tire a foto clássica no letreiro SANTIAGO.

Letreiro de Santiago

Se quiser comer algo, foi recém-inaugurado um Boulevard Gastronômico.

Visitar o Museu de Arte Precolombino

Suas exposições permanentes trazem a história das civilizações pré-colombianas e dos povos ancestrais chilenos.

Uma nova exposição, da artista têxtil mais importante do mundo, Sheila Hicks, está prestes a começar. De 9 de agosto 2019 a 31 de janeiro de 2020 será possível visitá-la.

Endereço: Bandera, 361
Horários: De terças a domingos das 10h às 18h (ingresso até 17h30)
Entrada: Chilenos e residentes $1.000. Estrangeiros: $7.000 (40 reais). É gratuito para idosos e tem preços diferenciados para estudantes chilenos e estrangeiros. No primeiro domingo de cada mês, entrada gratuita para todos.

Site: www.precolombino.cl

Encantar-se no Barrio Paris Londres

É um cantinho charmoso onde se cruzam as ruas Paris e Londres. Sim, tem ares de Europa e rende fotos lindas. Mas é apenas isso o que há para fazer por ali. Eu adorei conhecer e recomendo uma passadinha rápida.

Ares de Europa em pleno centro de Santiago

Almoçar no Mercado Central (ou não)

Por ser muito tradicional, não pude deixar de mencioná-lo. As pessoas vão até lá para comer o famoso caranguejo gigante típico do Chile, chamado centolla, mas os preços não são nada camaradas.

Além disso, em minha opinião, o local está mal conservado e o assédio dos garçons chega a ser inconveniente. Em relação aos produtos à venda, o foco são peixes frescos. Não espere encontrar frutas, queijos, temperos… (eu tinha essa expectativa). Enfim, é um ponto turístico do centro, mas não acho que vale a visita.

Caminhar pelo cerro Santa Lucía

Se você for bom de perna e tiver mais umas duas horinhas, vale a pena dar uma esticada até o cerro Santa Lucía. É uma caminhada de uns 700 metros da Plaza de Armas até lá, mais o que vai andar no próprio cerro.

A única forma de subir até o mirante é a pé, mas quem ficar só na parte mais baixa também vai ver muita coisa interessante. O cerro é cheio de charme e tem vários locais para fotos lindas.

Plaza Neptuno no cerro Santa Lucía

Mapa orientativo

Roteiro a pé no centro de Santiago

Tours gratuitos com guia

A prefeitura de Santiago oferece tours diários com guias do Departamento Municipal de Turismo. A vantagem de conhecer o centro com guia é que fica muito mais rico em informações, mas dá para fazer por sua conta também!

Há 6 tipos de trajeto, que acontecem em dias de semana específicos, mas todos eles iniciam às 10h da manhã. O tour que percorre o centro, inicia na Plaza de Armas, em frente ao escritório de informações turísticas. Todas as segundas e sábados.

As outras opções de roteiro são:  Cerro Santa Lucía, Igrejas, Zonas Populares, Bairro Lastarria e Galerias Comerciais. Veja os detalhes no link http://www.santiagocapital.cl/fichas/home/tours-gratuitos-municipalidad-de-santiago/tours/ .

Os tours não necessitam de reserva e é gentil deixar gorjeta para o guia ao final, apesar de não ser obrigatório.

Clique aqui para pedir orçamento de city tour a uma das agências parceiras do blog, caso prefira ter mais flexibilidade para adequar os horários e datas ao seu roteiro.

Cuidados para evitar perrengues

A cidade de Santiago não é violenta, mas é uma cidade grande e merece os cuidados e a atenção de qualquer outra.

É bastante improvável que alguém lhe aborde com arma para roubar. No entanto, golpes e furtos são muito comuns por aqui. Então, jamais descuide de seus documentos, celular ou dinheiro.

Dê preferência a usar bolsos internos, nunca os de trás, nem os do casaco. Segure a bolsa na sua frente com a mão no zíper e desconfie de pessoas que ofereçam ajuda na rua ou dentro de locais públicos como igrejas.

2 comentários Adicione o seu

Deixe sua dúvida ou comentário!