Cajón del Maipo com termas?

Devo fazer o passeio de Cajón del Maipo com termas ou sem termas? Essa dúvida é muito comum a quem está planejando o roteiro de passeios na região de Santiago.

Há duas coisas importantes a saber.

A primeira é que há mais de um parque termal turístico na região de Cajón del Maipo. O local mais popular é o Termas Valle de Colina. O outro é o Valle del Yeso, onde ficam as Termas del Plomo. As duas termas são bem diferentes e ficam em locais diferentes, embora ambas estejam em Cajón del Maipo. Esclareça, junto à agência turística, qual dos dois locais está incluso no roteiro oferecido. Dessa forma poderá avaliar melhor. Geralmente, as agências levam às termas de Colina.

A segunda coisa é que o acesso a qualquer dessas termas só é possível quando não há muito acúmulo de neve, ou seja, fora do período de junho a agosto (o período exato depende de condições climáticas).

Cajón del Maipo com Embalse el Yeso

É o passeio mais tradicional.

O embalse é uma represa da companhia privada Águas Andinas. É dali que sai parte da água que abastece Santiago. No entanto, o local virou ponto turístico, visto que tem uma paisagem bem linda. A cor da água muda de esverdeada para azul a depender da luminosidade e a represa é rodeada de montanhas que ficam nevadas em parte do ano.

Linda paisagem no Embalse el Yeso
Embalse el Yeso no inverno

Entre junho e setembro, mais ou menos, os carros não têm acesso à via que margeia a represa, por causa da neve.

Nos meses sem neve é possível chegar até a represa em veículo.

Embalse à tarde
Embalse el Yeso no verão

Conhecer o embalse por conta própria é possível, caso tenha um carro disponível. Mas, durante o inverno, demanda mais cuidado.

O acesso é gratuito.

Cajón del Maipo com Embalse e Termas Valle de Colina

Esse é um roteiro exclusivamente do período sem neve, entre outubro e abril mais ou menos (as datas exatas dependem de condição climática). Com neve, o acesso às termas fica fechado. Não aconselho fazer esse o roteiro por conta própria.

As Termas Valle de Colina são compostas por nove piscinas aquecidas naturalmente por ação do vulcão San José, com temperaturas que variam entre 25 e 55 graus Celsius.

O trajeto até lá é bem lindo, entre montanhas.

Trajeto próximo às Termas de Colina, no fim de outubro
Trajeto próximo às Termas de Colina, no fim de outubro

Em relação às termas, apesar de ver fotos bonitas do local, pela internet, quando eu fui, estava muito cheio e a água estava suja, com bastante cabelo e outras coisas… Há um vestiário, mas não tinha condição de uso. Sério, sem frescuras, não foi legal. Talvez tenha dado azar aquele dia, afinal, muita gente gosta do passeio, mas minha experiência não foi positiva.

Termas Valle de Colina, em Cajón del Maipo
Termas Valle de Colina, em Cajón del Maipo

A entrada custa 8.000 pesos (cerca de 42 reais).

Cajón del Maipo com Embalse e Termas del Plomo

O trajeto até as Termas del Plomo fica aberto entre novembro e abril, talvez um pouco mais. Na época de neve, o acesso fecha. Ao contrário das Termas de Colina, as Termas del Plomo ficam na região do Embalse el Yeso, seguindo adiante à margem da represa por cerca de 20 km, cordilheira adentro. É uma estrada estreita e difícil. Recomendo ir apenas com agência. Não são todas que fazem esse roteiro. Busque empresas confiáveis e experientes, que não vão lhe deixar na mão.

Via que circunda o Embalse el Yeso
Via que circunda o Embalse el Yeso

As Termas del Plomo ficam no parque Valle del Yeso. São apenas duas piscinas, mais rasas e, pelo difícil acesso, não chega muita gente, o que é uma vantagem! A temperatura da água varia entre 25 e 30 graus Celsius.

Piscinas termais
Piscinas termais

Há vestiário e banheiros em situação ok, adequados ao local tão remoto.

Eu adorei esse roteiro. Mais pelo entorno do que pelas termas em si. O trajeto até lá e o vale onde ficam as termas são lindos!

A entrada também custa 8.000 pesos (cerca de 42 reais).

Onde fica o quê?


Leia mais sobre os passeios de Cajón del Maipo no post Embalse el Yeso, em Cajón del Maipo, no inverno .


Clique aqui para conhecer as agências de passeios em Santiago e arredores, parceiras do blog. Testadas e aprovadas!

Deixe sua dúvida ou comentário!