A (ex) maior piscina do mundo

Algarrobo está na costa chilena do Pacífico, a 90 km de Santiago. Esse modesto município praiano, abriga o mega projeto imobiliário San Alfonso del Mar, onde fica a piscina (ou lagoa) que já foi a maior do mundo.

A piscina com 250 milhões de litros de água do mar
A piscina com 250 milhões de litros de água do mar

Ela tem pouco mais de 1 km de extensão e 250 milhões de litros de água, extraídos do mar. Mesmo tratada, a água é bem salgada.

Em 2012, perdeu seu posto de maior do mundo para a piscina construída pela mesma empresa, em Sharm el-Sheikh, no Egito. São cerca de 16.000 m2 de diferença entre elas.

Como ter acesso à piscina

San Alfonso del Mar é um condomínio privado, composto por 11 edifícios. Não é hotel. O acesso à piscina é apenas para proprietários ou para quem aluga um apartamento no local.

Condomínio San Alfonso del Mar
Condomínio San Alfonso del Mar

Como a piscina fica bem em frente ao mar, curiosos podem ir até lá dar uma olhadinha pela parte de fora do condomínio, mas não dá para ver muita coisa.

Piscina vista pelo lado de fora do condomínio
Piscina vista pelo lado de fora do condomínio

Como se hospedar em San Alfonso

O aluguel dos apartamentos é feito pelo endereço www.ader.cl. Há muitas unidades, de diferentes tamanhos e valores, e está tudo explicadinho ali. Na alta temporada, entre 15 de dezembro e 15 de março, só é permitido alugar a partir de três noites. No site informam que também é apenas nesse período que as piscinas externas ficam liberadas para banho. Mas já fomos em novembro e estava aberta. De qualquer forma, dá para curtir mesmo com elas fechadas, visto que as demais áreas permanecem acessíveis e a piscina climatizada também.

Você pode escolher o prédio e o andar que preferir, dentre os que estão disponíveis. Todos têm fotos e detalhes para facilitar a busca. Escolhemos o edifício Puerto Sur, que fica em uma das pontas da piscina. Como fizemos a reserva em cima da hora, as unidades mais altas já estavam ocupadas. Então, escolhemos o 5o andar, no lado par (unidade 510). Foi excelente. Tínhamos uma ótima vista da piscina à direita e um incrível pôr do sol à esquerda. Vejam pela foto, que alguns apartamentos do lado ímpar ficam de costas para o pôr do sol, apesar de terem uma vista mais privilegiada da piscina.

Pôr do sol na maior piscina do mundo
Vista da sacada

Os apartamentos de 10 dos 11 prédios têm vista de frente. Apenas o edifício Faro fica um pouco recuado.

Cuidado para não confundir: geralmente eles apresentam um outro empreendimento junto ao San Alfonso. Chama Laguna Bahia. Esse é um condomínio que fica atrás dos prédios do San Alfonso.

Após a reserva pelo site

Certificado Guinness recebido em 2006
Certificado Guinness recebido em 2006

Concretizada a reserva pelo site, as informações sobre pagamento e regras são enviadas pelo e-mail. Ao chegar no condomínio vão lhe solicitar o nome do prédio e apartamento reservado, para liberação de acesso. Será entregue um informe pedindo que vá até a administração (que fica ali dentro, no edifício Fragata), para assinar o contrato de aluguel, deixar uma garantia e pagar o saldo.

Na alta temporada, também vão lhe entregar uma pulseira para facilitar seu retorno ao condomínio, se precisar sair para compras ou qualquer outro motivo.

O site booking.com tem algumas poucas unidades disponíveis, porém as informações sobre os apartamentos não me pareceram tão detalhadas como no site da administradora. A vantagem do Booking será a forma de pagamento, especialmente para quem não mora no Chile.

A estrutura do condomínio

Saiba que nem toda a área da (ex) maior piscina do mundo é permitida para banho.

Piscina em frente ao edifício Puerto Sur
Piscina em frente ao edifício Puerto Sur

Cada um dos edifícios tem uma piscina menor para banho integrada à parte maior, que eles chamam de lagoa. A parte gigante tem até 3 metros de profundidade e é reservada para esportes aquáticos como caiaque, stand up paddle, pedalinho… tem até aulas de mergulho.

Esportes aquáticos na área da lagoa
Esportes aquáticos na área da lagoa

Também tem estrutura de spa, academia e piscina climatizada. No entanto, a utilização desse espaço é paga.

Área de spa do edifício Puerto Sur
Área de spa do edifício Puerto Sur

Há também uma piscina climatizada de uso comum aos 11 edifícios. Fica dentro de uma pirâmide. Para usar na alta temporada precisa pagar 20 mil pesos (100 reais) e na baixa temporada 10 mil pesos (50 reais). Eu acho que só vale a pena no inverno, quando as demais piscinas estão fechadas.

Piscina climatizada para uso comum
Piscina climatizada para uso comum

A praia em frente ao condomínio não é apta a banho. Porém, cada edifício também tem sua praia privada e cadeiras com o número do apartamento.

Áreas comuns vistas da sacada do apartamento
Áreas comuns vistas da sacada do apartamento

O ambiente na (ex) maior piscina do mundo é familiar, com bastante criança, aliás, as piscinas infantis são as únicas de água doce. Não é permitido praticar esportes com bola na areia, não é permitido beber álcool nas áreas comuns (apenas nos restaurantes) e não é permitido o acesso de bichos de estimação, só nos apartamentos.

Sinalização de regras para áreas comuns
Sinalização de regras para áreas comuns

Onde comer

Em cada ponta da piscina tem um restaurante. A comida do que fomos, pertinho do Puerto Sur, não era lá essas coisas. Mas é um lugar legal para tomar um drink no fim da tarde com vista para a praia e a piscina. Até porque, não é permitido tomar bebida alcoólica em outras áreas comuns.

Bar do restaurante Peces Gordos em Algarrobo
Bar do restaurante Peces Gordos

Vale mencionar que, bem em frente ao condomínio, tem um supermercado que quebra um galhão. Pudemos fazer a maior parte das refeições em casa.

A estrutura dos apartamentos

Os apartamentos têm cozinha equipada com utensílios e louças. O que eu fiquei estava bem completo. O que fez falta na cozinha foi apenas um pano de prato.

Roupa de cama e de banho não tem, mas isso é descrito no site quando você está escolhendo a unidade. Vi que era possível pagar uma taxa extra para ter essas coisas. Travesseiros e cobertores já tinha e papel higiênico também.

A unidade que escolhemos tinha churrasqueira na varanda.

O apartamento de dois quartos tem uma garagem. Não sei dizer se apartamentos maiores têm mais de uma. E há vagas externas para visitantes, pois quem aluga ou é proprietário pode receber convidados.

O que fazer em Algarrobo

Algarrobo é um pequeno município, mas achei bem charmoso. Estilão praiano, com comércio simples na avenida costeira, calçadão e feirinha de artesanatos. Há praias para banho, mas não em frente ao condomínio San Alfonso. Lembrando que o mar do Pacífico não é como o Atlântico. É frio, muitas vezes tem pedras e é forte.

Praia pública de Algarrobo
Praia pública de Algarrobo

Fomos em dois lugares que valeram muito a pena. Um deles é o restaurante Maceradounidade de Algarrobo. Gostamos bastante! Tem uma churrasqueira enorme onde assam carnes ou peixes e também os legumes. Sentamos no quintal, que é um ambiente superagradável. Além disso, fica na parte alta de Algarrobo, que tem vistas bem bonitas.

Quintal do restaurante Macerado, em Algarrobo
Quintal do restaurante Macerado, em Algarrobo

Em um dia que não saiu o sol pela manhã, fomos atrás de uma peixaria para fazer um almocinho praiano. Lá no condomínio, nos indicaram a peixaria El Galeon. Fiquei impressionada com a variedade de peixes e frutos do mar fresquinhos. Havia muita gente lá e são bem organizados. Tinha até senha para o atendimento e os preços estavam ótimos.


Escreva para uma das agências parceiras do blog para conhecer Algarrobo em um tour de um dia!

2 comentários Adicione o seu

  1. Esther Bonetti disse:

    Interessantissimo o seu post!!!!

  2. ajuchapereira disse:

    Lindo lugar!!! Ótima descrição! Adorei! 👏👏👏👏

Deixe sua dúvida ou comentário!