4 passeios com vista para Santiago

A localização de Santiago é muito favorável para se ter belas vistas da cidade. Como bônus, nada mais, nada menos, do que a Cordilheira dos Andes compondo a paisagem.

Os passeios, cheios de atrativos, podem ser feitos durante o dia, ou ainda, ao pôr do sol, quando o céu de Santiago, muitas vezes, adquire um tom laranja avermelhado de babar.

Cerro San Cristóbal

Santiago ao anoitecer vista do cerro San Cristóbal
Santiago ao anoitecer vista do cerro San Cristóbal

O cerro fica no Parque Metropolitano e, além da linda vista, a estrutura oferece diversas atividades. As opções de transporte em si, já são uma atração! Você pode escolher entre fazer a subida e/ou a descida de funicular, de teleférico e até mesmo caminhando. Os carros também podem subir até uma das estações de teleférico, mas não chegam até os setores mais altos.

Quem usa o funicular tem a possibilidade de parar em uma estação intermediária e visitar o zoológico que fica no cerro. É uma atividade interessante para crianças. Já quem usa o teleférico, tem vistas espetaculares da cordilheira.

Durante o inverno, é possível ver o pôr do sol e ainda ter tempo de descer antes de encerrar o horário de funcionamento do funicular e do teleférico. Mas, durante o verão, o pôr do sol é tarde, então a única forma de descer depois é à pé.

Lá em cima está o Santuário Imaculada Conceição, com uma imagem de mais de 20 metros de altura. Tem também tendas de souvenir, e você pode provar o famoso “mote com huesillo”, uma espécie de bebida energética tradicional à base de pêssego e trigo.

Considere que, para explorar tudo o que o local oferece é um passeio com bastante caminhada, além de ladeiras e escadas.

Veja as tarifas, horários de funcionamento (teleférico, funicular, estacionamento, zoo) e as outras atrações do Parque Metropolitano aqui. O acesso é gratuito para quem sobe e desce à pé.

Como chegar:

Utilizando o metrô, desça na Estação Baquedano (linha 1). Como a região é central, usar um Uber ou Cabify também não vai sair caro. Peça para ficar na entrada do funicular (rua Pio Nono, nº 450).

Cerro Santa Lucía

Vista do mirante do cerro Santa Lucía
Vista do mirante do cerro Santa Lucía

O Santa Lucía é mais baixo do que o San Cristóbal, então a vista a partir do mirante não é tão ampla.

Mas o cerro em si é um charme e, na minha opinião, um dos melhores lugares para tirar fotos . Antigamente, sua estrutura funcionava como uma fortaleza. E, até hoje, se pode observar traços dessa história por lá. Há jardins, palácios, fontes, praças…

Vale a pena usar meio período do dia para caminhar tranquilamente por ali descobrindo seus cantos e encantos.

A única forma de subir até o mirante é a pé, por escadas e ladeiras. Portanto, não é um passeio que recomendaria a pessoas com dificuldade de locomoção (ao menos não até lá em cima).

O acesso é gratuito. Funciona todos os dias 9h às 19h.

Como chegar:

Fica no centro de Santiago. Para ir de metrô, desça na estação Santa Lucía (linha 1). A entrada principal é pela Avenida Alameda.

Templo Bahá’í

O entorno do templo Bahai
O entorno do templo Bahai

O templo Bahá’í do Chile representa todos os países da América do Sul. Foi construído a 1.000 metros de altitude, na região pré-cordilheira. Seu desenho tem o formato de uma flor, com 30 metros de altura, composta por 9 pétalas. Além do imponente edifício, o local presenteia os visitantes com a vista de Santiago ao longe e um entorno repleto de jardins e… de paz.

Ao final do dia poderá assistir um lindo pôr do sol.

A caminhada até o templo é por escadas ou rampa, exigindo algum esforço.

A visita é gratuita e funciona de terça a domingo, das 9h00 às 19h00.

Como chegar:

A melhor forma de chegar é de táxi (Uber). Como fica um pouco afastado do Centro, pode também pegar o metrô até a estação Grécia e depois seguir no Uber.

Endereço: Diagonal Las Torres, 2000 – Peñalolén, Región Metropolitana

Veja mais informações sobre a visita ao Templo Bahá’í no post O Templo Flor.

Sky Costanera

Vista de Santiago do Sky Costanera, o mirante mais alto da América Latina
Santiago vista do Sky Costanera

O Sky Costanera é o mirante de edifício mais alto da América Latina, a 300 metros de altura.

O acesso é pelo nível Térreo do shopping Costanera Center. Ali, um elevador muito rápido  chega ao andar 61 em cerca de 50 segundos! São dois pisos com vista 360 de Santiago.

No horário do pôr do sol fica cheio.

O Sky Costanera é uma opção excelente para quem quer fazer um passeio mais rápido. Além disso, não oferece qualquer dificuldade de acesso. Ou seja, não é necessário caminhar, subir escadas, etc. Também é a opção mais prática para quem quer ver a cidade à noite. A vista de Santiago toda iluminada é incrível!

No entanto, o acesso é pago. São 15 mil pesos (cerca de 88 reais por pessoa).

Aberto todos os dias (exceto feriados irrenunciáveis) das 10h às 22h. Última subida às 21h.

Como chegar:

Se for de metrô, desça na estação Tobalaba. O local é de fácil acesso com táxi também. Dica: não use os táxis que ficam em frente ao edifício. Isso porque, esse ponto tem muitos relatos de golpe. Prefira Uber ou os táxis oficiais, que podem ser encontrados no subsolo do prédio.

Endereço: Andrés Bello, 2425, Providência.

Site: www.skycostanera.cl

Quando ir?

Santiago é uma cidade bastante poluída, visto que, por estar entre montanhas, a poluição não se dissipa. Então, as vistas da cidade ficam mais limpas em dias pós chuva. Bom, é raro chover por aqui. Mas, se chover, programe-se para fazer um desses passeios no dia seguinte!

Deixe sua dúvida ou comentário!